Aguirre chega para reconstruir a identidade do São Paulo

O São Paulo acertou neste domingo (11), a contratação do uruguaio Diego Aguirre, o técnico chega ao clube para resgatar uma identidade de jogo e uma cultura vitoriosa do Tricolor.

0
344
views

Imagem: saopaulofc.net

Por Érick Rodrigo

Com a ideia e o desafio de devolver um estilo de jogo vitorioso para o Tricolor, Raí assumiu o cargo de diretor executivo de futebol do clube, deixando bem claro suas pretensões na sua apresentação.

O São Paulo precisa construir uma identidade de jogo e estilo. As primeiras atitudes vão ser nesse sentido; construir e criar com a comissão técnica essa questão da identidade de jogo. Precisa ter um estilo próprio, que tenha a ver com sua história, torcida e cultura vitoriosa. Quando cheguei, Cilinho tinha um estilo próprio, depois Telê Santana. O São Paulo tem de criar novamente essa identidade, baseado na sua própria história. – explicou o ex-jogador do clube.

O novo técnico chega com respaldo e indicação da nova gestão do departamento de futebol, formada por Raí, Ricardo Rocha e Diego Lugano, e será o primeiro treinador contratado pelo trio.

Com a chegada do Aguirre ao Tricolor, o clube volta a reunir um quarteto multi campeão. Diego Aguirre foi jogador do clube e jogou com Raí e Ricardo Rocha no início dos anos 90, onde se deu o iniciou do processo de transição e afirmação do estilo São Paulo de jogar futebol.

Tudo começa em 1989, após o título de vice-campeão brasileiro daquele ano. O São Paulo contrata o técnico Telê Santana para o comando técnico do clube. O treinador começou aos pouco mudar a cara e o estilo de jogo do time e montar um grupo forte e unido.

Já no ano seguinte em 1990 foi vice-campeão brasileiro novamente, e mesmo assim o “mestre” foi mantido no cargo, algo que na época era pouco comum no futebol nacional. Com o respaldo da direção, Telê pôde arrumar de vez o time e comandou uma das equipes mais vencedoras do futebol brasileiro e mundial.

Sobre Diego Aguirre, o uruguaio é adepto da filosofia de rodar e utilizar todos os jogadores disponíveis no elenco, dando minutos de jogo para todos os atletas. O treinador também tem um estilo de jogo ofensivo, com atacantes de velocidade, e um expert no quesito “contra-ataque”.

Aguirre é um estudioso e extremamente tático. Adapta seu esquema de jogo de acordo com o objetivo ou adversário. Tem a preferência pelo esquema 4-4-2, com apenas um volante e com laterais mais defensivos, ficando a criatividade para os jogadores do meio de campo. Seus times são versáteis com intensa movimentação e triangulações.

Ao que tudo indica, não será um trabalho breve. Assim, Diego Aguirre já está no Brasil para assinar contrato e assumir como o novo treinador do São Paulo.

O SPFCMAIS deseja sorte ao novo treinador, e espera que tenha sucesso no seu novo projeto de resgatar os anos de glórias do Tricolor do Morumbi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here